quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PORSCHE 908/2











Talvez esse seja um dos carros mais famosos das competições nacionais, principalmente nos anos de 1971 a 1973, na antiga Divisão 4 onde corriam os protótipos importados. Este carro, chassi 908-02-021, teve participações em corridas européias (também na Argentina) pela Escuderia Montjuich antes de vir para o Brasil. Aqui foi primeiramente pintado em verde e branco, pela Equipe Z, quando iniciou sua série de vitórias com o piloto Luiz Pereira Bueno na maioria das provas. Depois, com o patrocínio da Hollywood, o carro teve uma sobre-vida e mais vitórias para sua carreira, passando por algumas modificações de carroceria que podem ser bem notadas nas fotos a seguir. Hoje o carro está totalmente restaurado e pintado em branco com o nariz amarelo. Tive oportunidade de apreciá-lo em Interlagos, no Clássicos de Competição, em 2007.

Já apresentei anteriormente o modelo segunda configuração de carroceria, com os faróis fechados e a parte superior da carroceria ainda pintada em branco (por ocasião de sua participação em Zewtweg – Áustria ela já estava pintado em vermelho). Agora coloco as duas versões iniciais do carro e minha opinião sobre o que mais gosto dos três: o de faróis fechados; e qual o que não gostaria de fazer novamente: o verde e branco da Equipe Z que, apesar de ficar muito bonito, dá uma “trabaieira” doida para isolar.


This could be one of the most famous race cars in Brazil from 1971 to 1973 when it raced in Division 4 class to foreign prototypes. This car is chassis 908-02-021 and raced in Europe (also in Argentine) for Escuderia Montjuich before its Brazilian’s seasons. Here it was painted at first in green and white Team Z colors and begun its round of victories with driver Luiz Pereiras Bueno at the wheel. So, with sponsorship of Hollywood, the car continued its way for more two years and suffered some body changes that can be seen in the following photos. Nowadays the car is completely restored and painted white overall with yellow nose and I had an opportunity to be aside it in the Interlagos Classic Circuit in 2007.

I had showed before the built model in the second body configuration, with covered headlights and the upper sections painted white (by the time it raced at Zewteg – Austria it was painted red). Now I presented two models in the two first paintings and my opinion about which one I prefer: the one with headlights covered; and which one I wouldn’t like to build again: the one in Team Z colors that, despite its beautiful looking, took me a long time to be masked.

Um comentário:

  1. Esta versão do Porsche 908 da equipe Z nas cores verde e branco está maravilhosa. Parabéns

    Sérgio

    ResponderExcluir